sexta-feira, 7 de março de 2014



A Alimentação como Instrumento no Processo de Aprendizagem.

Thayane  Almeida (Técnica em Nutrição)

            Carboidratos, lipídios, proteínas, macro e micronutrientes aplicados a uma dieta equilibrada oferecem à criança qualidade de vida e apresentam diversos benefícios, em especial ao seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, evitando assim futuras sequelas.
            Uma introdução de alimentação saudável e adequada e consequente incentivo e manutenção desde o início da infância, resultarão em níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual da criança.
            A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos de vida das crianças, sendo também responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional. Sob esta perspectiva o seu objetivo ao oferecer a merenda escolar, não deve ser o de somente suprir as necessidades nutricionais dos alunos, mas também deve apostar na formação e nos bons hábitos alimentares.
            Além disto, as políticas de prevenção são essenciais para ajudá-los a compreender qual a importância e como manter uma alimentação saudável, uma vez que eles são capazes de entender conceitos complexos sobre nutrição e isto reflete diretamente no seu consumo de frutas e hortaliças, ou seja, servem como estímulos, aumentando significativamente a classe de respostas positivas para estes comportamentos adequados.
            Apesar do papel da escola, os pais tem a tarefa de ensinar e ajudar na manutenção da alimentação correta, inserindo uma rotina alimentar, já que a alimentação realizada em horários programados e com alimentos saudáveis diminui o consumo de guloseimas que são prejudiciais à saúde.
            Por fim o trabalho conjunto entre escola e família tem por objetivo fazer a criança desenvolver todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem, o que inclui, uma boa alimentação.


Um comentário:

  1. Ótimo texto, uma boa alimentação é realmente fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem. Não é a toa que escolas publicas ministram alimentos aos alunos no intervalo das aulas. É difícil para a criança aprender se está com fome.

    ResponderExcluir