quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015



Adaptação Escolar
Patrícia Valéria G. do Nascimento

Iniciou-se o ano e chegou a hora de colocar seu filho na escola de educação infantil, e agora?
São tantas indagações que surgem: qual a melhor escola? Como escolhê-la? Será que meu filho vai se adaptar a ela e a nova rotina?
Em primeiro lugar, a família precisa buscar uma escola que atenda as suas necessidades gerais e criar um vínculo com ela para que se sintam acolhidos e seguros. Essa segurança deve ser passada para a criança, é necessário um bom diálogo antes do primeiro dia na escola, onde expliquem que a escola é um lugar importante para seu desenvolvimento, onde ela irá brincar, aprender e fazer novos amigos.
Mesmo seguindo esses passos é natural a criança entrar chorando na escola, pois é o momento em que se verá sozinha, longe das pessoas que conhece e partirá para o novo, neste momento, é importante manter-se calmo e seguro. Desconsiderem comentários como: “Que dó!”, “Coitadinho!”, “Se você chorar, vou chorar também!”. É importante utilizar incentivos como: “Que legal, você chegou à escola!”, “Boa aula, mais tarde venho te buscar.” Ou “Agora vou trabalhar e você vai à escola, aproveite seu dia.”
Para uma boa e rápida adaptação é necessário que família e escola estejam envolvidos e falando a mesma linguagem.
A escola é o melhor lugar para uma criança se desenvolver bio-psico-socialmente, é um passo necessário e primordial para toda a família, então curtam o momento, tirem muitas fotos e se emocionem com essa nova etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário