quarta-feira, 20 de janeiro de 2016



Chupeta, quando e como tirar?
Patrícia V. G. do Nascimento
Devo oferecer ao meu bebê? Quais os prós e contras? Quando e como tirar?
São tantas as dúvidas que acometem os pais sobre o tema né? Pois bem, a chupeta acalma e tranquiliza, já que o bebê encontra, por meio da sucção, satisfação. Mas aos dois anos, ou antes, é o momento ideal de tirá-la, já que a chupeta deixa de exercer o seu papel de acalmar e passa a ser vista e utilizada como brinquedo atrapalhando também uma saudável dentição.
Tirá-la deve ser algo natural e tranquilo, é importante conversar com a criança, explicar os reais motivos de não chupá-la mais. Combine com a criança horários próprios para chupá-la (como para dormir, por exemplo), aos poucos diminua esses momentos e não se frustre com a falta de êxito, tenha paciência e comece novamente, é um exercício.
Na escola é ainda mais fácil tirá-la, já que a criança fica o tempo todo envolvida em atividades prazerosas, brincadeiras e acompanhadas de outras crianças, nesse ambiente é aconselhável o uso somente nas horas de cochilo.
Enquanto usar a chupeta, cuide para que ela esteja sempre limpa e guardada em um local de igual assepsia, para assim, evitar doenças.
O mais importante desse processo é a segurança dos pais e dos responsáveis, pois assim a criança se sentirá igualmente segura para vencer esse desafio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário