terça-feira, 26 de julho de 2016

Avaliação na Educação Infantil

Patrícia V. G. do Nascimento
Este é um tema, muitas vezes, polêmico, já que na educação infantil as crianças não são confrontadas com provas tradicionais, notas e rótulos. Então, como é avaliada a criança na educação infantil? Como é sabido se a criança está desenvolvendo e aprendendo conteúdos trabalhados na sala de aula?
A avaliação na educação infantil é um processo que precisa considerar o percurso trilhado pelos pequenos e fornecer elementos para a equipe repensar suas práticas.
Segundo As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), determinam que as instituições de ensino criem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento da criança, visando a observação crítica e criativa durante as brincadeiras, atividades e interações sociais, é importante também acrescentar um olhar ao conhecimento que a criança trás de suas relações fora da escola. Ao utilizar instrumentos pontuais de avaliação, a escola leva à rotulação e ao estigma dos alunos, quando o foco precisa estar em como eles agem durante as práticas e interações.
É importante dizer que o professor tem papel primordial na avaliação na educação infantil, pois ela deve ser mediada por ele, onde o mesmo deve estar em estado de alerta permanente para o que o aluno está apreendendo e desenvolvendo no decorrer dos dias.
A avaliação na educação infantil é constante, diária e feita principalmente por meio de observação e registros do professor, é necessário entender que a prática avaliativa compreende, entre outros aspectos pedagógicos, trabalhar várias dimensões do ser humano, como a esfera biopsicossocial, associadas ao prazer pela descoberta da construção de significados com o mundo.


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