Avaliação na Educação Infantil
Patrícia V. G. do Nascimento
Este é um tema, muitas vezes,
polêmico, já que na educação infantil as crianças não são confrontadas com
provas tradicionais, notas e rótulos. Então, como é avaliada a criança na
educação infantil? Como é sabido se a criança está desenvolvendo e aprendendo
conteúdos trabalhados na sala de aula?
A avaliação na educação infantil
é um processo que precisa considerar o percurso trilhado pelos pequenos e
fornecer elementos para a equipe repensar suas práticas.
Segundo As Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), determinam que as
instituições de ensino criem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento
da criança, visando a observação crítica e criativa durante as brincadeiras,
atividades e interações sociais, é importante também acrescentar um olhar ao
conhecimento que a criança trás de suas relações fora da escola. Ao utilizar
instrumentos pontuais de avaliação, a escola leva à rotulação e ao estigma dos
alunos, quando o foco precisa estar em como eles agem durante as práticas e
interações.
É importante dizer que o
professor tem papel primordial na avaliação na educação infantil, pois ela deve
ser mediada por ele, onde o mesmo deve estar em estado de alerta permanente para
o que o aluno está apreendendo e desenvolvendo no decorrer dos dias.
A avaliação na educação infantil
é constante, diária e feita principalmente por meio de observação e registros
do professor, é necessário entender que a prática avaliativa compreende, entre
outros aspectos pedagógicos, trabalhar várias dimensões do ser humano, como a
esfera biopsicossocial, associadas ao prazer pela descoberta da construção de
significados com o mundo.
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