segunda-feira, 2 de julho de 2018

Dificuldade de aprendizagem, quando buscar ajuda de um psicopedagogo?
Patrícia V. G. do Nascimento
É comum, receber no consultório, crianças e adolescentes com indicação de acompanhamento psicopedagógico. Mas quando realmente é indicado? Quando os pais precisam buscar essa ajuda? E a escola, quando deve fazer essa indicação?
É importante observar o desempenho escolar, a organização e cumprimento da criança e do adolescente nas lições de casa e trabalhos, responsabilidade com materiais escolares e horários, caso haja dificuldade nas realizações desses itens e também (mas não necessariamente) notas baixas, é importante procurar um psicopedagogo para que o mesmo avalie esses comportamentos.
O psicopedagogo durante a avaliação, poderá recorrer a outros profissionais para afirmar ou investigar melhor alguns resultados para então iniciar um plano de acompanhamento psicopedagógico. Ao se constatar algum transtorno ou distúrbio faz-se o uso de instrumentos psicopedagógicos para tratá-los, onde atividades específicas e jogos são sempre o foco do tratamento.
Gosto de ressaltar que o trabalho do psicopedagogo não tem prazo de validade, o tratamento visa sempre o tempo e a necessidade de cada criança e adolescente, e é de suma importância que o trabalho seja realizado em conjunto entre o profissional, a escola e a família e que as questões emocionais sejam sempre olhadas e respeitadas.

Em caso de dificuldade na aprendizagem, procure um psicopedagogo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário