segunda-feira, 25 de abril de 2011

LIMITES, CONCENTRAÇÃO E DISCIPLINA

Patrícia Valéria Guerreiro do Nascimento

Resumo:
Hoje a indisciplina é um assunto bastante discutido por profissionais da educação infantil. A falta de limites e concentração das crianças são questionados pelos professores, cabe a eles trazer para a sala de aula atividades que comprometam essas crianças promovendo assim envolvimento afetivo e pedagógico.
Palavras - chaves: Indisciplina, limites e educação infantil.
 As preocupações com a educação infantil não são um fato recente, desde o início das civilizações que ela tem seu papel na formação do indivíduo. O que mudou foi a maneira de pensar essa educação. Contudo, um assunto que hoje intriga muitos professores é a falta de limites, concentração e indisciplina em sala de aula.
A indisciplina na educação infantil transcende muitas vezes da ociosidade a qual as crianças são submetidas.
Para tanto, é necessário que as mesmas estejam sempre envolvidas em atividades prazerosas e envolventes, cabendo ao professor propor tais atividades.
A escola deve tomar a disciplina e respeito como um de seus objetivos e não como regra como muitas vezes o faz. A criança deve ser envolvida com a aprendizagem e atividades escolares, despertando interesse e segurança.
A indisciplina afeta a vida escolar porque perturba a relação pedagógica, impactando negativamente o aprendizado dos alunos.
Muitas vezes a criança se depara com uma aula mal planejada ou incoerente com sua idade, então reage com a indisciplina e o professor passa a usar seu cargo de autoridade em forma de autoritarismo, para inibi-los.
A autoridade por parte do professor é fundamental para controlar a disciplina, pois como defende Freire (1989): “A criança entregue a ela mesma, dificilmente se disciplinará”. Todavia, ele também prega, que esta autoridade não deve se dar em forma de autoritarismo, pelo contrário, o professor tem que respeitar as características sócio-culturais dos alunos.
Portanto, trazer o aluno ao aconchego da sala de aula, integrando-o ao grupo e professor é a solução para a indisciplina.
Promover atividades diferenciadas e combinados com as crianças, ajudam a sanar tais ações e ainda faz o professor ganhar um aliado na aprendizagem, tornando o dia a dia escolar tranqüilo e prazeroso.
   
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FREIRE, Paulo e NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário