quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Psicologia Educacional

Patrícia V. G. do Nascimento
  Quando me deparei com o tema Psicologia Educacional, fiquei curiosa e logo fui pesquisar sobre o mesmo.
   Descobri que a Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda as problemáticas referentes à educação e aos processos ensino e aprendizagem tanto em crianças como em adultos, ou seja, está relacionada com a psicologia do desenvolvimento.
   É papel do psicólogo educacional, analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projetos educativos, bem como desenvolver as capacidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem dentro de instituições educativas como: escolas de educação infantil e regulares. Estuda também o funcionamento da própria instituição enquanto organização, portanto está relacionada a psicologia social e de organizações.
   O psicólogo educacional também pode intervir em dificuldades de natureza mental e emocional, desde perturbações do sono e alimentares, até maus tratos e abusos sexuais, numa perspectiva educacional.
   A partir de nossas pesquisas, descobri nomes de psicólogos e médicos conhecidos e que deram importantes contribuições à psicologia educacional e à educação, dentre eles:
- Jean Piaget: impulsionou a Teoria Cognitiva, que propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo humano, dentre eles os estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Para ele as crianças só poderiam aprender o que estavam preparadas para assimilar e aos professores cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos.
- Lev Vygotsky: desenvolveu um importante conceito conhecido como Zona de Desenvolvimento Proximal, que consiste em tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido, além desse conceito ele estabelece também uma relação entre pensamento e linguagem.
- Henri Wallon: ele aponta a cognição como alicerce da aprendizagem, essa cognição está dividida entre quatro campos funcionais, são eles: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
- Alexander Luria: para ele a cérebro é responsável pela aprendizagem, identificou três sistemas funcionais cuja participação se torna necessária para qualquer tipo de atividade mental: a atenção, codificação e processamento e planificação.
- Sigmund Freud: a psicanálise trouxe bases para se pensar em uma educação que vise diminuir os efeitos patogênicos da repressão.
   Segue abaixo uma tabela esquematizando a atuação do psicólogo educacional.  
   Apesar de se tratar de um profissional tão importante para a escola, a maioria delas não conta com o apoio do mesmo, ou por darem pouca importância ou por questões financeiras.
   Porém concluo com minha pesquisa que o papel do psicólogo no processo ensino e aprendizagem na educação é positivo e importante. Com o psicólogo atuando junto ao professor, detectando possíveis dificuldades de aprendizagem apresentadas desde os primórdios do processo escolar, o indivíduo poderá em pouco tempo saná-las ou tratá-las, ajudando-o assim a chegar ao sucesso escolar.
O seu papel na instituição escolar é olhar em detalhe cada individuo, numa relação de proximidade, porém sem cumplicidade. Seu principal objetivo é a investigação sobre a origem da dificuldade, a compreensão de seu processamento, considerando todas as variáveis que intervêm neste processo, ou seja, a linha de trabalho definida pelo psicólogo é a forma de ação e investigação para identificar as possíveis defasagens no processo de aprender.

Referências Bibliográficas
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? São Paulo: Paulus, 2003.
PAIN,Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.

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