quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Importância da Educação Infantil


Patrícia Valéria G. do Nascimento
Os pais estão a cada dia mais dependentes das escolas de educação infantil, principalmente por conta de seus trabalhos. Por esta razão as mesmas deveriam ser vistas de uma maneira diferente, seria a escola um lugar somente para brincar no parque ou numa sala cheia de brinquedos?
A escola é lugar de brincadeira sim, porém planejada. Certifique-se que a escola de seu filho seja autorizada pela Secretaria da Educação (esta autorização implica em visitas de supervisores da prefeitura, o que dá maior segurança), que tenha um Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico a cumprir, que os educadores sejam qualificados entre outras, e então se preocupe também com o planejamento e execução das atividades diárias.
Uma boa escola de Educação Infantil deve englobar os aspectos físicos, cognitivos e sociais, dando ênfase à aprendizagem, que quando estimulada torna o indivíduo capaz de aprimorar seus comportamentos e proporciona mudanças internas de atitudes. Toda aprendizagem se dá por meio de estímulos, que podem ser sensórios-motores, visuais ou auditivos e a escola é o local onde esta estimulação está inserida de forma ampla, daí sua importância para a criança.
Mas vale lembrar também que a família não pode deixar a cargo da escola toda a responsabilidade da criação de seu filho, aluno é transitório e filho é para sempre. Nada nem ninguém substitui o amor, o carinho, o abraço e o beijo de uma família. Também não sinta-se culpado em deixar seu filho em período integral na escola, uma vez que precisa,  contudo faça dos momentos que passarem juntos, únicos. Brinquem, conversem, perguntem sobre seu dia e contem a ele sobre o seu, mantenham um diálogo claro e aberto, assim a cumplicidade entre vocês será tão grande que não haverão espaços para birras, bicos ou choros e poderão conviver em harmonia.
Viva a Educação Infantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário