quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dificuldades de aprendizagem nas áreas da linguagem, leitura, escrita e matemática.  


                                                                                                                                                                                                                                                                           Patrícia Valéria G. do Nascimento

  A educação nem sempre é cercada de sucessos e aprovações. No decorrer do ensino muitas vezes nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e amigos.

   Essas dificuldades podem vir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais.

   As dificuldades de aprendizagem mais comuns são:


·         Matemática:

- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências lógicas e outros. Esse problema é um dos mais sérios, pois quase sempre é acompanhado de síndromes.


·         Linguagem:

- Disfasia: dificuldade ou perda da capacidade de compreender os significados das palavras, em grau elevado, a disfasia chama-se afasia que tem três graus:

1º grau - Afasia de Wernick: É a incapacidade de entender os símbolos verbais, a pessoa não consegue se expressar.

2º grau - Afasia de Broca: É quando todas as modalidades de linguagem sejam elas escritas ou faladas são afetadas.

3º grau - Afasia Motora: O paciente pode entender o que é dito, porém não consegue falar o que entendeu.

- Disartria: dificuldade de articulação das palavras é caracterizada por voz atrasada, lenta. Está relacionada à lesão motora e não à área da linguagem ou leitura.

- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino. 
 Os principais quadros patológicos da linguagem falada de causa predominantemente psíquica são:                                                                                                                

- Logorréia: Hábito de falar demais.

- Coprolalia: Que é o uso habitual e incontrolado da linguagem obscena.

- Disfonia: defeito da fala, alteração da sonoridade das palavras, a disfonia é de causa física, o sujeito já nasce com essa lesão e não tem cura.
- Mutismo: Mudez


 ·         Leitura:

- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.


·         Escrita:

- Disgrafia: normalmente vem relacionada com a dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldades na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir textos.

- Disortografia: muitas vezes acompanha a dislexia, mas também pode vir sem ela. É a impossibilidade de visualizar a forma correta da escrita das palavras. A criança escreve seguindo os sons da fala e sua escrita por vezes tornar-se incompreensível.






2 comentários:

  1. Ô loko Paty, me identifiquei com alguns...rsrsrs
    Coprolalia e dislexia...

    Mas estou melhorando...huashuas

    Américo

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    Respostas
    1. Sério? Procure um Psicopedagogo que atenda adultos para sanar essas dificuldades!!!
      Boa sorte!!!
      Beijo

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