Dificuldades de aprendizagem nas áreas da linguagem, leitura, escrita e matemática.
Patrícia Valéria G. do Nascimento
A educação nem sempre é cercada de sucessos e aprovações. No decorrer do
ensino muitas vezes nos deparamos com problemas que deixam os alunos
paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela
própria família, professores e amigos.
Essas dificuldades podem vir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais.
As dificuldades de aprendizagem mais comuns são:
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Matemática:
- Discalculia: é a dificuldade para
cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais
das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas,
não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem seqüências lógicas
e outros. Esse problema é um dos mais sérios, pois quase sempre é acompanhado
de síndromes.
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Linguagem:
-
Disfasia: dificuldade ou perda da capacidade de compreender
os significados das palavras, em grau elevado, a disfasia chama-se afasia que tem três graus:
1º grau - Afasia de Wernick: É a
incapacidade de entender os símbolos verbais, a pessoa não consegue se
expressar.
2º grau - Afasia de Broca: É
quando todas as modalidades de linguagem sejam elas escritas ou faladas são
afetadas.
3º grau - Afasia Motora: O
paciente pode entender o que é dito, porém não consegue falar o que entendeu.
-
Disartria:
dificuldade de articulação das palavras é caracterizada por voz atrasada,
lenta. Está relacionada à lesão motora e não à área da linguagem ou leitura.
-
Dislalia: é a
dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras,
com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais
em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
Os principais quadros patológicos da linguagem falada de causa
predominantemente psíquica são:
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Logorréia:
Hábito de falar demais.
- Coprolalia: Que é o uso
habitual e incontrolado da linguagem obscena.
-
Disfonia: defeito
da fala, alteração da sonoridade das palavras, a disfonia é de causa física, o
sujeito já nasce com essa lesão e não tem cura.
- Mutismo: Mudez
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Leitura:
-
Dislexia: é a
dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz
trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá
pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que sua causa vem de
fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.
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Escrita:
-
Disgrafia:
normalmente vem relacionada com a dislexia, porque se o aluno faz trocas e
inversões de letras conseqüentemente encontra dificuldades na escrita. Além
disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas
e desorganização ao produzir textos.
-
Disortografia:
muitas vezes acompanha a dislexia, mas também pode vir sem ela. É a
impossibilidade de visualizar a forma correta da escrita das palavras. A
criança escreve seguindo os sons da fala e sua escrita por vezes tornar-se
incompreensível.
Ô loko Paty, me identifiquei com alguns...rsrsrs
ResponderExcluirCoprolalia e dislexia...
Mas estou melhorando...huashuas
Américo
Sério? Procure um Psicopedagogo que atenda adultos para sanar essas dificuldades!!!
ExcluirBoa sorte!!!
Beijo