terça-feira, 28 de abril de 2015



Meninos brincam com carrinhos e meninas brincam com bonecas?

Patrícia Valéria G. do Nascimento

O brincar é muito importante para o mundo infantil, durante ele os pequenos estimulam sua imaginação, imitando a realidade e expondo de certa forma seus anseios, o brincar é uma forma organizada de expressão.
Mas há uma grande questão que trás insegurança a muitos pais, quando se trata de oferecer aos seus filhos “brinquedos de meninos” e às suas filhas “brinquedos de meninas”. Em nosso país a questão de gênero é bastante arraigada, ela começa na espera para saber o sexo do bebê para depois comprar o enxoval, por exemplo.
A criança deve se sentir a vontade para expor suas capacidades durante o brincar, ele é uma forma de linguagem, onde são estabelecidos laços de confiança, segurança e comunicação.
O mais importante para as crianças é que durante a infância sintam-se livres para brincar, correr, criar, imaginar, se sujar, pois os indivíduos aprendem a partir de suas experiências e quanto mais experimentarem, mais capacidade de resolução de problemas terão durante a vida.
Portanto, a brincadeira é uma preparação para a vida e sendo assim é coerente que um menino brinque com bonecas, troque suas fraldas e a leve para passear, afinal a probabilidade dele se tornar pai ou tio é grande, ou que a menina monte engenhocas ou faça muitas experiências, pois quando crescer, ela poderá se tornar uma cientista, não é?
Os adultos devem ter um olhar mais generoso e humanista para com as crianças e precisam garantir a elas o direito de brincar e criar seu próprio mundo, estimulando uma vida mais saudável à sua psique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário