sexta-feira, 6 de novembro de 2015



Garatuja, o que é isso?
Patrícia Valéria G. do Nascimento
As garatujas são os primeiros traços que a criança faz na tentativa de representar seu mundo, para depois, mais elaboradas, serem chamadas de desenho.
Elas fazem parte do desenvolvimento infantil e por meio delas, diariamente são ampliadas a motricidade, a escrita, a representação de mundo e a personalidade.
Mesmo sendo representadas de maneira evolutiva, não há uma classificação a ser perseguida para as garatujas, elas evoluem a partir das observações e experiências vivenciadas pelas crianças.
O professor deve fazer uso delas em sala de aula, proporcionando um ambiente em que o desenho possa ser cultivado, oferecer diversidade de materiais para ampliar o repertório e estimular a criatividade.
O desenho é também fonte de informação e os psicólogos o utilizam para perceber alguns traços de personalidade, sentimentos, necessidades e anseios.  É possível acessar acontecimentos, dificuldades e conquistas.
Contudo, desenhar para a criança é uma forma de brincar e o estímulo a essa prática, seja por parte da família, escola ou outros profissionais, é uma forma de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário